terça-feira, 30 de setembro de 2008

ANOREXIA NERVOSA!


Vocês adolescentes, mas principalmente as meninas, tomem muito cuidado com a anorexia!

Essa doença é um transtorno alimentar, que a pessoa para chegar a magreza recorre a muitas estratégias para perda de peso. A pessoa anorexa teme em engordar mesmo estando extremamente magra, e essa doença pode levar a morte por desnutrição!

Ela não possui uma causa única, pode ser determinada por uma série de fatores, como biológicos, psicológicos, familiares, culturais...

E a preocupação que a pessoa começa a ter com o peso e a forma corporal faz com que ela comece a evitar a maioria dos alimentos com muitas calorias e também aparece outras estratégias para perda de peso como muitos exercícios fisícos, vômito, jejum absoluto!

A pessoa começa a se afastar da familia e dos amigos também, ficando cada vez mais tristes e isoladas, assim é difícil da família perceber que está acontecendo alguma coisa de errado, e quando começa a perceber a doença já está completamente avançada, e a pessoa totalmente desnutrida e perigosamente magra!

O tratamento costuma ser demorado, principalmente para as pessoas que já estão numa fase perigosa. E é preciso procurar um psiquiatra, psicólogo, pediatra, clínico e um nutricionista.
Não entrem nessa, se você está se achando um pouco acima do peso, procure um médico ou fale com sua familia, pode ser uma coisa a toa, uma simples reeducação alimentar ou até mesmo fazer uma atividade fisica!

Pensem nisso antes de cometer um erro! essa é a maior prevenção.

Nenhum comentário: